Como prevenir falhas no desenvolvimento do seu software, antes até de codificá-lo.

Ninguém quer passar por isso. Nem precisa. Existem recursos para avaliar se o software vai funcionar bem, antes mesmo da etapa de codificação.

Você quer lançar um software. Escolheu a equipe, definiu orçamento e se comprometeu com um prazo para colocar o sistema no ar. Acontece que mesmo antes de lançar, o software começa a apresentar falhas. Pronto! Orçamento comprometido, prazo estourado, desgaste com chefe/cliente!

Ninguém quer passar por isso. Nem precisa. Existem recursos para avaliar se o software vai funcionar bem, antes mesmo da etapa de codificação. É a atividade de verificação do sistema para certificar se ele atende aos requisitos, ou seja a sua capacidade de fazer exatamente o que foi definido nos objetivos do negócio.

Requisitos em alinhamento com a proposta de comportamento do software é a primeira inspeção para garantir o sucesso do projeto.

Mas a utilização de inspeções (verificação e validação) deve acontecer em todas as etapas do ciclo de desenvolvimento do software, porque uma vez detectada falha em um estágio, os outros poderão sofrer sua interferência.

Verificação e validação são medidas essenciais para a usabilidade, funcionalidade e performance do sistema. São desempenhos essenciais para que ele atenda às exigências de qualidade de software.

Verificação e validação devem ser implementadas também sempre que houver atualização no software, uma situação com alto potencial de apresentar falhas.

Conteúdo relacionado

Os 4 pontos importantes da qualidade de software

5 pontos importantes para se tornar um desenvolvedor

5 leis e princípios que podem ser aplicados à engenharia de software