5 ferramentas de acessibilidade digital para pessoas com deficiência visual
- Acessibilidade
- Equipe Editorial
A acessibilidade digital é um aspecto crucial na construção de um ambiente online inclusivo, permitindo que pessoas com diferentes tipos de diversidade funcional (nome mais inclusivo para deficiência) possam interagir, aprender e trabalhar de maneira independente. Entre as várias diversidades funcionais que podem afetar a navegação na web, a deficiência visual apresenta desafios específicos que necessitam de soluções tecnológicas adequadas.
Aqui estão cinco ferramentas essenciais de acessibilidade digital para pessoas com deficiência visual:

NVDA
Também conhecido como NonVisual Desktop Access é um ajudante compatível com a maioria dos sistemas operacionais, que pode ser executado em computadores de diferentes perfis, desde os mais modestos até os mais avançados. Com ele, pessoas usuárias cegas ou com baixa visão podem ler a tela com sintetizadores de voz, ou em Braille, oferecendo assim muita autonomia.

JAWS
O Job Access With Speech é o leitor de tela mais popular do mundo. Desenvolvido pela própria Microsoft, JAWS é um software que permanece invisível durante o uso, permitindo o comando de voz para leitura de janelas e menus, proporcionando informações sobre funções de barras e botões. É um software que exige licença, e sua versão gratuita só funciona em sessões de quarenta minutos que exigem novo login.

BE MY EYES
foi criado para ajudar pessoas cegas ou com visão limitada.
O aplicativo é composto por uma comunidade global de pessoas cegas ou com visão limitada, em conjunto com voluntários sem deficiência visual. Através de uma chamada de vídeo, voluntários dão auxílio visual para pessoas cegas e com visão limitada, em situações que vão desde combinar cores até checar se as luzes estão acesas ou preparar o jantar. O aplicativo é gratuito e disponível em ambos iOS e Android.

TALKBACK
é um recurso de acessibilidade que ajuda pessoas cegas ou com baixa visão a interagir com dispositivos Android usando a resposta falada e por toque. Ao ser ativado, utiliza suporte de voz para fornecer feedback em áudio, auxiliando aqueles com baixa ou nenhuma visão a selecionar opções nos menus do smartphone. Ao escolher um aplicativo ou uma opção, o dispositivo emite um som descritivo, permitindo que o usuário saiba o que está sendo selecionado na tela. Além disso, o sistema informa sobre o status da bateria, identifica ícones na tela e até lê mensagens do WhatsApp.

VOICEOVER
é o recurso de conversão de texto para fala no iPhone, incluso nas opções de acessibilidade do aparelho. Desenvolvido, primeiramente, para o Mac, a ferramenta é um poderoso mecanismo de acessibilidade para portadores de deficiência visual. Ele pode descrever tudo que está na interface, através de simples gestos.
Estas ferramentas de acessibilidade digital são essenciais para garantir que pessoas com deficiência visual possam usufruir, plenamente, das oportunidades oferecidas pela tecnologia. Desde leitores de tela a aplicativos de OCR e plataformas de audiobooks, a diversidade de ferramentas disponíveis permite uma experiência digital mais inclusiva e independente.
Não deixe de compartilhar estas informações com as pessoas que precisam.
A T2M – Test to Market não possui afiliação nem mantém relações comerciais com as empresas mencionadas anteriormente. O objetivo exclusivo deste artigo é fornecer informações sobre algumas das ferramentas e tecnologias disponíveis para pessoas com problemas de acessibilidade visual